O grupo

     

 

 

 

 

     O grupo de pesquisa “A tradição literária italiana” nasceu sob a coordenação da Professora Vilma de Katinszky Barreto de Souza logo após uma disciplina de Pós-graduação ministrada por ela, em 2005, na FFLCH-USP. Naquele momento, o grupo se intitulava “Dante, poeta universal na Idade Média e nos tempos modernos” movido pela constatação da ausência, no Brasil, de estudos sistemáticos sobre as obras de Dante Alighieri. A primeira atividade pública do grupo se deu em 2010, com a realização do “Simpósio Dante Alighieri: Leituras e Leitores”, em que os participantes puderam expor suas pesquisas e dialogar com a comunidade acadêmica. O material desse encontro gerou o primeiro número da Revista Beatrice

      A proposta fundamental dos pesquisadores do grupo sempre foi de ampliar e aprofundar os estudos dantescos, no Brasil, além de divulgar o poeta italiano cuja obra marcou a literatura universal e continua a fascinar leitores na contemporaneidade. Com esse intuito, em 2012 se realizou o “II Simpósio Dante Alighieri: libertà va cercando, cujos resultados devem ser vistos em breve, no segundo número da Beatrice.

      Com a entrada da Professora Maria Cecilia Casini na coordenação do grupo, em 2014, e com o generoso apoio da Professora Doris Cavallari, ampliou-se o foco para outros temas e autores fundamentais para a tradição literária italiana. Nem por isso deixamos de prestar a devida homenagem, em 2015, ao autor que primeiramente nos uniu na busca pelo conhecimento literário. Esse foi o ano de realização do “III Simpósio Dante Alighieri: Os 750 anos de nascimento do Poeta”, cujos resultados textuais também deverão ser vistos em breve por aqui.

      Nesses anos de história, vários foram os colegas que passaram pelo grupo, e a eles o nosso muito obrigado. Recentemente, vários foram os colegas que se uniram ao grupo, e a eles as nossas boas-vindas!


      Para mais informações, acesse o Diretório do CNPq.